Pratos Típicos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Pratos Típicos

É uma gastronomia simples que traz consigo o gosto milenar de gerações passadas. Sem esgotar todas as variedades existentes salientamos algumas iguarias dignas de se fazer apresentar. Em relação aos apetitosos pratos confeccionados à base de sopas, destacamos por exemplo a sopa de feijão, sopa de ossos e a sopa das bodas.

Nas migas também podemos encontrar a miga de alho, miga de batata, miga seca e apesar da distância à costa marítima também podemos saborear a miga de peixe.

Como restantes pratos poderemos encontrar diversos, como é o ensopado de cabrito, fígado, bucho do porco fumado, espargos silvestres com ovos, beringela frita, creadilhas, requeijão, elaborado através de leite das ovelhas que pastam nos imensos campos agrícolas da nossa região, e por altura do verão um saboroso gaspacho para refrescar.

Cebolada com Todos

Ingredientes:

500g de batatas

2 cebolas grandes

200g de chouriço

200g de presunto

1 tomate

Azeite q.b.

Sal q.b.

Preparação:

Corta-se a batata às rodelas, a cebola, o chouriço e, às tiras, o presunto. Numa caçarola de barro, vão-se colocando camadas alternadas de batata, cebola, chouriço e presunto. Por fim, põe-se o tomate, cortado aos pedaços e rega-se tudo com azeite. Vai ao forno.

Ensopado de Cabrito

Ingredientes:

1 cabrito médio (5 a 6 Kg)

2 Kg de batatas

1 litro de azeite

1 litro de vinho branco

2,5 dl de água

2 cabeças de alho

6 cebolas médias

3 folhas de louro (secas)

Colorau e sal q.b.

Preparação:

Tem-se cabrito temperado com alho, sal vinho, azeite e colorau. Deixam-se alourar as cebolas e o alho no azeite (de preferência, em panela de ferro) e adiciona-se-lhe o cabrito e o louro. Deixa-se ferver, durante uns minutos e junta-se-lhe a marinada. Abafa-se e deixa-se apurar, tendo o cuidado de ir regando a carne com o molho, de forma a que fique praticamente assado.

Fígado

Ingredientes:

Cebola

Alho

1 folha de louro

Azeite

Pimento

Barbela

Fígado

Vinho tinto

Preparação:

Põe-se um tacho ao lume com cebola, azeite, alho, 1 folha de louro e pimento. Faz-se um refogado, corta-se um bocado de barbela aos pedacinhos. Deixa-se fritar, corta-se o fígado aos pedacinhos. Junta-se tudo, deita-se vinho tinto. Mexe-se tudo bem mexido. Põe-se em lume brando.

Nota: O fígado não pode ferver muito para não ficar duro.

Beringela Frita

Ingredientes:

1 beringela

2 ovos

100g de farinha

Sal q.b.Óleo q.b.

Preparação:

Descasca-se a beringela e corta-se às rodelas finas. Temperam-se as rodelas com sal. Batem-se dois ovos. Vão-se passando as rodelas de beringela pela farinha e pelo ovo e fritam-se em óleo bem quente.

Creadilhas

Ingredientes:

Creadilhas

Cebola

Pimento

Loureiro

Ovos

Preparação:

Descascam-se as creadilhas, lavam-se e migam-se miudinhas. Faz-se o refogado de cebola, pimenta e loureiro. Depois misturam-se as creadilhas e deixam-se cozer. Em seguida, misturam-se os ovos.

Espargos Silvestres com Ovos

Ingredientes:

Espargos

Ovos

Alhos

Miolo de pão caseiro

Sal

Azeite

Preparação:

Lavam-se os espargos e cortam-se miudinhos. Fervem-se em água, mudando-a três vezes. Alouram-se os dentes de alho em bastante azeite, retiram-se, quando estiverem louros. Nesse azeite, colocam-se os espargos e deixam-se suar e refogar. Junta-se o sal e miolo de pão, continuando tudo a cozer. Batem-se ovos e misturam-se com os espargos, aos poucos, mexendo sempre e não os deixando secar muito. Servem-se com chouriça, farinheira e morcela assada.

Gaspacho

Ingredientes:

Poejo

2 dentes de alho

1 cebola

Sal

Azeite

Vinagre

Água fria

Pão

Preparação:

Corta-se a cebola, os dentes de alho eo pão para uma tigela. Tempera-se com azeite, sal e vinagre. Junta-se a água e poejo. Deixa-se amolecer o pão e come-se.

 
Junta de Freguesia de Zebreira no Facebook cmin geopark Turismo Centro de Portugal portal_eleitor